Featured Posts
Recent Posts

Tire suas dúvidas sobre o Covid-19


Veja as dúvidas mais comuns da população sobre o Covid-19.


1 - Existe Algum Medicamento Contra Indicado Para o Coronavírus? Não. Não se deve interromper o seu tratamento por conta do Covid-19 2 - Em que caso devo procurar o pronto-socorro? Quando você sentir dificuldade de respirar e febre. 3 - Devo usar máscara e luva para me proteger? As máscaras e luvas devem ser usados apenas por pessoas com sintomas da doença. Converse com o seu médico. Se ele o aconselhar a usar uma máscara em áreas públicas, porque você possui um sistema imunológico particularmente vulnerável, siga essa recomendação. 4 - Quanto tempo o vírus sobrevive em objetos? Am algumas superfícies e em condições específicas, o vírus pode sobreviver por até 9 dias e tem lugares que ele morre na mesma hora. Mas lavando com água e sabão ou higienizando com álcool você elimina o risco. 5 - Devo me preocupar com produtos comprados da China? O vírus não resiste ao tempo de transporte do produto. 6 - Existe uma vacina ou medicamento para combater o Coronavírus? Até a presente data (25/03/20), não existe nenhum medicamento que combata o Covid-19. 7 - A chuva elimina o vírus do ar e das superfícies? Não. Ela pode até contribuir e levar o vírus a outros lugares. 8 - Máscara de pano é eficaz pra evitar a contaminação? Não. A malha tem um distanciamento grande entre os fios e não vai funcionar como barreira para o vírus. Ainda existe o agravante do tecido reter o vírus e leva-lo para outros lugares.

Não existe uma comprovação científica da eficiência de proteção da máscara de pano contra o vírus.

É proibida a confecção de máscaras cirúrgicas com tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros têxteis que não sejam do tipo "Não tecido para artigos de uso odonto-médico- hospitalar" para uso pelos profissionais em serviços de saúde.

Entretanto, a máscara de pano cria uma barreira física que reduz as gotículas que são expelidas pelas pessoas. Diante de um problema de desabastecimento desse equipamento na rede hospitalar, o uso de máscaras de pano é válido para as pessoas que necessitam ir as ruas.

Mas vale alertar que a máscara não deve substituir a higienização das mãos. Deste modo vale alguns procedimentos:

- Higienize as mãos ao colocar ou tirar a máscara.

- Utilize a máscara no rosto e não pendurada no pescoço

- Evite tocar na máscara com as mãos. Manipule a máscar pelo elástico.

- Procure torcar a máscara regularmente, principalmente ao tossir ou espirrar.

- Lave sempre as máscaras utilizando pelo menos água e sabão. 9 - Como diferenciar a Covid-19 da gripe? Na gripe, em geral, a pessoa tem febre, tosse e um comprometimento superior mais intenso. Nos quadros mais graves da Covid, há um comprometimento respiratório, dos pulmões. Ou seja, faltou ar, busque ajuda. 10 - Mulheres com suspeita de Coronavírus podem amamentar? O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, afirma que não há informações suficientes sobre a possibilidade desta transmissão. Nos casos analisados, o vírus não foi detectado no leite materno. 11 - Que cuidados deve tomar quem usa transporte público, como ônibus, trens e metrô? Jean Gorinchteyn, infectologista do Instituto Emílio Ribas, afirma que é importante manter os ambientes arejados. Ele indica que ao se apoiar nas barras de apoio, as pessoas devem tomar cuidado e fazer a higienização das mãos, pois ali pode conter gotículas de tosse ou espirro. Gorinchteyn indica que as pessoas evitem tocar olhos, boca e nariz e, também, usar o transporte em horário de pico. 12 - É possível se infectar na água do mar ou piscina? O infectologista Marcos Lago, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, diz que não é possível ser infectado diretamente pela água do mar ou das piscinas.

13 - É transmitido via alimentos?

Para Marcelo Otsuka, da Sociedade Brasileira de Infectologistas o risco de transmissão via alimentos é muito baixo e até o momento não existe nenhum estudo que comprove esse meio. “Se você tem um alimento mal higienizado que uma pessoa com sintomas manipule, um alimento que não foi cozido ou frito. A principal recomendação é realizar a higienização deste produto”.


14 - Depois da contaminação, qto tempo para os primeiros sintomas?

O período de emcubação é de em média de 5 a 7 dias


15 - Devo reforçar a minha imunidade tomando vitaminas? Não existe nada que comprove essa eficácia. O ideal é manter uma alimentação saudável. Quem já faz tratamento de reposição de vitamina, deve mantê-lo.

16. O profissional de enfermagem com sintomas de coronavírus, depois de cumprido o isolamento de 14 dias, pode voltar ao trabalho?

As evidências demonstram que o maior risco de transmissibilidade é enquanto se apresenta sinais e sintomas. Sendo em média até 7 dias. A Portaria n° 454, de 20 de março de 2020, indica o isolamento de até 14 dias a depender da manifestação de sintomas respiratórios ou resultado positivo para o SARS-COV-2. Após decorrido este prazo, o profissional pode retornar as atividades. REFERÊNCIAS: BRASIL. Portaria nº 454, de 20 de Março de 2020. Declara, em todo o território nacional, o estado de transmissão comunitária do coronavírus (Covid-19). Brasília: Ministério da Saúde, 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt454-20-ms.htm. Acesso em: 23 mar. 2020.

Logo-IMP-001-05.png

Fale Conosco

Tel: 21-35982433

Endereço

Av. Nilo Peçanha 50, Grupo 209 
Bairro Centro - Rio de Janeiro -RJ.
CEP: 20020-906

 IMP - Instituto de Medicina e Projeto